Ácido hialurônico: O que é e para que serve?

O ácido hialurônico é um ativo com múltiplas funções. Versátil, pode ser utilizado tanto para promover uma alta hidratação como para minimizar os sinais do envelhecimento. Com essas características, o ácido hialurônico se tornou o queridinho de quem deseja prevenir as rugas e linhas de expressão, além de manter a pele com uma aparência bem cuidada.

Quer saber mais sobre esse composto? Acompanhe a leitura!

O que é o ácido hialurônico?


O ácido hialurônico é um ativo que é encontrado e produzido de forma natural pelo organismo. Trata-se de uma molécula que atrai água, por isso, está envolvida com a hidratação da pele, mas engana-se quem pensa que o ácido hialurônico é apenas um ativo hidratante.

Esse composto é também importante na estimulação do colágeno. Por isso, é muito utilizado para suavizar rugas e linhas de expressão, além de prevenir o envelhecimento da pele

A má notícia é que a partir dos 25 anos, a produção de ácido hialurônico se reduz e isso acontece devido ao envelhecimento celular. Por esse motivo, a partir dessa idade, é indicado reforçar o uso desse ativo, que não possui contraindicações.

Para que serve o ácido hialurônico?


O ácido hialurônico é um ativo muito funcional, por isso, pode ser utilizado para manter a hidratação da pele e também sua boa sustentação. Sendo assim, promove uma pele hidratada e viçosa, preenchendo-a e evitando a flacidez e linhas de expressão. Veja com detalhes cada uma dessas funções.

3 benefícios do Ácido Hialurônico


Listamos 3 benefícios e funções do ácido hialurônico para você.

  1. Minimiza linhas de expressão
    As rugas são causadas pelos movimentos faciais e ficam mais evidentes quando há a redução na produção de colágeno e ácido hialurônico pelo organismo. Por esse motivo, a utilização de ácido hialurônico é capaz de suavizar esses sinais comuns do envelhecimento da pele.
  2. Retém a hidratação
    O ácido hialurônico possui um alto potencial de hidratação. Além de hidratar, esse ativo é capaz de reter a hidratação. Sendo assim, o uso frequente de ácido hialurônico auxilia na hidratação da pele, preenchendo os espaços entre as células e evitando a perda hídrica.
  3. Redução dos sinais do envelhecimento
    O envelhecimento chega para todos e é caracterizado pela flacidez, formação de bolsas e
    diminuição do volume dos lábios e face, podendo ser causado pela redução da produção de
    determinadas substâncias no organismo, como os hormônios, por exemplo.

O ácido hialurônico pode minimizar esses sinais do envelhecimento atuando na firmeza da pele e reduzindo a flacidez.

Como incluir o Ácido Hialurônico na rotina de cuidados?


A forma mais simples de suprir a necessidade de ácido hialurônico é utilizando-o de maneira tópica. Para isso, há diversos séruns, cremes, loções e géis que podem ter o ácido hialurônico sozinho ou acompanhado de outros compostos.

Tags: